terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vagas já estão no Sisu

Abaixo está a tela inicial do Sisu que mostra o cronograma e possibilita o candidato ver a quantidade de vagas em seu município e esclarecer as dúvidas mais frequentes.
Leia Mais: http://oglobo.globo.com/vestibular/candidatos-ao-enem-ja-podem-consultar-site-do-sisu-3514718

domingo, 25 de dezembro de 2011

Novidades intelectuais ...

M.I.T. oferecerá cursos online para estudantes de todo o mundo

Enquanto alunos pagam milhares de dólares para estudar no Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.), a universidade vai anunciar, nesta segunda, um novo programa permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, faça cursos online, sem pagar nada. E, pela primeira vez, serão oferecidos certificados oficiais.
- Há muitas pessoas que gostariam de desenvolver sua educação tendo acesso ao conteúdo oferecido pelo M.I.T., pessoas totalmente capazes e merecedoras de um certificado do M.I.T. - diz o reitor Rafael Reif.
M.I.T. iniciou seu programa de e-learning há dez anos, postando conteúdos de quase todas as disciplinas que oferece. Hoje, na OpenCourseWare, são cerca de 2 mil cursos, com mais de 100 milhões de usuários. Mas a nova plataforma interativa, a M.I.T.x, vai muito além, dando acesso a laboratórios online, testes e fóruns de estudantes.
Reif e Anant Agarwal, diretor do Laboratório de Ciência da Computação e de Inteligência Artificial, informam que a plataforma deve estar disponível no final de março, inicialmente com apenas um curso. O número deve ser aumentado com o tempo, como ocorreu com a OpenCourseWare.
- As tecnologias são muito mais avançadas do que quando iniciamos a OpenCourseWare. Teremos ferramentas pedagógicas para os alunos fazerem testes e para criarem comunidades online - disse Agarwal.
O acesso aos cursos e às ferramentas será gratuito, mas os certificados serão cobrados, a preços “acessíveis”, informou Reif. Os certificados, porém, não serão equivalentes aos dos cursos regulares do M.I.T. Levarão o nome de uma organização sem fins lucrativos a ser criada para apoiar a plataforma M.I.T.x.
M.I.T. espera que , no futuro, a plataforma forme uma comunidade virtual de aprendizado internacional, que até mesmo contribuia para a formação dos estudantes presenciais do M.I.T. O instituto acredita que outras universidades usem a M.I.T.x para seus cursos online.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/mit-oferecera-cursos-online-para-estudantes-de-todo-mundo-3512288.html#ixzz1hay07jbR

Mudanças no Fies

Nova regra do Fies isenta aluno de pagar taxa de matrícula


BRASÍLIA - Estudantes que recorrem ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão dispensados a pagar a taxa de matrícula na faculdade. Até então, os alunos tinham que, primeiro, bancar a matrícula na instituição de ensino para, depois, se inscrever no programa e receber o ressarcimento dos valores pagos. A medida que altera as regras foi publicada no Diário Oficial da União neste fim de ano.
Com a mudança, o aluno pode se inscrever no Sistema Fies (SisFies) antes de concluir o processo de matrícula. As taxas serão custeadas pelo programa e os valores, incluídos no financiamento. De acordo com a portaria, as instituições de ensino ficam proibidas de cobrar a taxa ou mensalidade do estudante beneficiado pelo Fies. Os valores só poderão ser cobrados se o contrato de financiamento não foi formalizado, com garantia de isenção de juros.
O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/nova-regra-do-fies-isenta-aluno-de-pagar-taxa-de-matricula-3511967.html#ixzz1hadx3ILy

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MEC investe em graduandos na área de Ciências Exatas

Editais abrem 13 mil vagas para estudantes em instituições estrangeiras


Estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em instituições estrangeiras poderão candidatar-se às chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras. Os editais, que selecionarão candidatos para cinco países, serão lançados nesta terça-feira, 13, pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Coordenadas de forma conjunta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as seleções públicas vão escolher estudantes para instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. As oportunidades são em cursos de graduação na modalidade sanduíche. A previsão é que cada um dos países ofereça, até 2015, 10 mil bolsas, sendo que para os Estados Unidos a previsão é de 18 mil.

Os editais agora divulgados somam 13 mil vagas. O período de inscrições vai de 13 de dezembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012. A previsão do Ministério da Educação é que, a partir de março de 2012, os estudantes selecionados já estejam nos países para os quais se candidataram. Durante os seis primeiros meses, eles terão a possibilidade de frequentar cursos de idiomas no país de destino.

Para candidatar-se às bolsas no exterior, os cidadãos devem atender aos requisitos definidos nos editais. Para ser contemplado, o estudante deverá ter sua candidatura homologada pela instituição de ensino em que estuda no Brasil. A homologação é necessária, porque, ao regressar ao país, a instituição brasileira deverá validar os créditos obtidos pelo estudante no exterior.

Atração de cientistas - Dois outros editais têm o objetivo de trazer estrangeiros ou brasileiros que atuam no exterior. O primeiro, Atração de Jovens Talentos (BJT), é voltado a atrair e estimular a fixação, no Brasil, de jovens pesquisadores residentes no exterior, preferencialmente brasileiros, que tenham destacada produção científica e tecnológica. O segundo, Pesquisador Visitante Especial (PVE), busca fomentar o intercâmbio e a cooperação internacional visando o fortalecimento das pesquisas em temas prioritários por meio de parceria com lideranças internacionais.

Tecnólogos – A chamada pública - Curso Superior de Tecnologia Sanduíche no Canadá (Tecnólogo Sanduíche), voltada a estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, permitirá a realização de estudos e estágios em instituições de ensino do Canadá. A seleção dos alunos será feita pelas instituições.  O candidato, depois de pré-selecionado pela instituição, deverá se inscrever na página eletrônica do Programa Ciência sem Fronteiras, em formulário on-line que estará disponível e enviar a documentação descrita no edital.

Decreto – Na solenidade desta terça-feira, a presidenta Dilma Rousseff assina decreto que regulamenta o programa. De acordo com decreto, o Ciência sem Fronteiras concederá bolsas de estudos em instituições de excelência no exterior, nas modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação (doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado).

Primeiros selecionados – O primeiro edital do Programa Ciência sem Fronteiras, de 2011, selecionou candidatos para cursos de graduação na modalidade sanduíche em universidades norte-americanas. A chamada pública, coordenada pela Capes, recebeu 7.007 inscrições. Um total de 1,5 mil candidatos foi selecionado e os primeiros 841 embarcam em janeiro de 2012. Os demais seguirão em julho do próximo ano.

Para a seleção foram levados em consideração quatro requisitos: apresentação de proficiência em língua inglesa com nota igual ou superior à solicitada; preenchimento de formulário de inscrição no Institute of International Education (IIE); escolha de curso nas áreas contempladas pelo CsF; e que a instituição tenha homologado a inscrição.

Os alunos que preencheram os requisitos, já selecionados, precisam ainda aguardar que a Capes, por intermédio do IIE, identifique uma instituição para recebê-los nos Estados Unidos. Até o momento, 616 estudantes já estão com suas vagas confirmadas. Para os outros classificados, as universidades americanas farão o mesmo procedimento para seleção e, para possível admissão, vão considerar o histórico escolar, cartas de referência, proposta de trabalho e proficiência em língua inglesa.

Ciência sem Fronteiras – O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Palavras-chave: Ciência sem Fronteiras, bolsas de estudos, graduação-sanduiche

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Exercícios de Física

  Estes exercícios foram sugeridos pelo Prof. Rodrigo Galvani para auxiliar a galera na revisão de conceitos básicos. O professor Rodrigo é formado pela Universidade Federal, professor Regente do Estado do Rio de Janeiro, já trabalhou em diversos cursos preparatórios como Curso Potência, MVI, entre outros. Atualmente ele se dedica a um novo projeto revolucionário em Campo Grande, O Grupo Vestibular (Tel.: 3486-2517).
Endereço do Grupo Vestibular no facebook: https://www.facebook.com/pages/O-GRUPO-VESTIBULARES/175269335887455 
 
 http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-fisica/termometria

http://www.sofisica.com.br/conteudos/exercicios/estudo_dos_gases.php

http://www.efeitojoule.com/2009/04/exercicio-espelho-plano-espelhos.html

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-fisica/espelhos-planos

http://www.slideshare.net/razonetecontabil/exercicios-resolvidos-movimento-retilneo-uniforme

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-fisica/leis-de-newton

http://www.efeitojoule.com/2011/05/exercicio-resolvido-leis-de-newton.html

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/muv.php

http://pt.scribd.com/doc/23533561/Exercicios-Resolvidos-de-muv

http://www.efeitojoule.com/2010/12/exercicio-resolvido-calorimetria-calor.html

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Calorimetria/questoes.php

http://www.efeitojoule.com/2010/03/exercicio-conservacao-de-energia.html

http://www.efeitojoule.com/2010/03/exercicio-resolvido-conservacao-de.html

http://www.colegioweb.com.br/fisica/circuito-eletrico.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/circuitos-eletricos/circuitos-eletricos-1.php

http://www.cefetsp.br/edu/okamura/impulso_exercicios_resolvidos.htm

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vídeos do Especial da Globo News

Reportagens da GloboNews sobre a Matemática

A importância da Matemática

Matemática: Um bicho de Sete Cabeças ou um Problema Educacional

A razão de a matemática ser considerada um bicho papão

Atenciosamente,

Prof. Leandro Nascimento

Catálogo Virtual

Primeiro catálogo virtual dos monumentos da cidade vira referência em buscas na internet - Jornal O Globo 08/12/2011- Globo Zona Sul


O guia turístico Alex Belchior, ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade Foto: Bia Guedes
Espalhados pela cidade, 800 monumentos, estátuas e bustos ajudam a contar um pouco da história do Brasil e do mundo. Foi para estimular o interesse por essas obras que o guia de turismo Alex Belchior criou, há dois anos, o site Monumentos do Rio (monumentosdorio.com.br), primeiro catálogo virtual dos trabalhos, no qual aparecem separados por bairros. Hoje, a página é uma das maiores referências sobre o assunto e recebe, em média, dez mil visitas por mês.
— Estátuas, bustos e monumentos são marcos de uma civilização que sabe honrar homens e fatos que marcaram o passado. Mas as obras só chamam a atenção de boa parte da população quando se tornam alvos de depredação. Geralmente, os valores histórico e artístico delas é ignorado — lamenta Belchior.
O guia turístico conta que, quando fazia pesquisas para o site, esbarrava em diversos obstáculos, a começar pela escassez de documentos consistentes sobre as obras.
— Havia pouco material catalogado e aberto ao público. Quando fui à Divisão de Monumentos me deparei com uma situação de abandono. Nada estava digitalizado. Pesquisei 600 páginas e copiei à mão as informações mais relevantes — diz.
Depois de concluir o levantamento, Belchior percorreu 68 bairros para fotografar os monumentos. As obras da Zona Oeste ainda não foram todas catalogadas, ele pretende continuar o trabalho no ano que vem.
— O número de monumentos na região não é tão grande: são cerca de 20 na Barra e oito em Jacarepaguá. Em Jacarepaguá, comecei fotografando a Praça Seca que tem o monumento do Barão da Taquara e um coreto semalhante ao que existe nos Jardins do Méier.
O pesquisador chama atenção para o fato de que na Barra as pessoas passam pelas esculturas sem percebê-las:
— Meu trabalho é muito importante para a região, já que na Barra as pessoas prestam mais atenção nos grandes edifícios e nas largas avenidas— lembra Belchior, que teve o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
Atos de depredação são comuns na história de símbolos cariocas. A estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, teve os óculos danificados quatro vezes (e por isso ganhou monitoramento por meio de uma câmera de segurança). Já o Curumim, na Lagoa, foi alvo de vândalos em três ocasiões. O busto de Getúlio Vargas, na Glória, com frequência é pichado, e, em novembro, uma escultura de Atlanta, heroína da mitologia grega, foi roubada do Palacete São Cornélio, no Catete.
Para Alex Belchior, não basta intensificar a fiscalização, é preciso educar a população.
— A prefeitura tem feito um bom trabalho de conservação dos monumentos, mas é preciso promover campanhas educativas e desenvolver um plano de segurança mais eficiente. Quando as pessoas estiverem conscientes da importância dessas obras vão passar a se responsabilizar por elas e zelar por sua manutenção — afirma.
A Gerência de Monumentos e Chafarizes da Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos informou que gasta R$ 1,144 milhão por ano com a conservação de chafarizes e R$ 1,1 milhão com a limpeza e conservação de estátuas, bustos e monumentos da cidade. Questionado sobre o planejamento de medidas educativas, o órgão não deu uma resposta.